# Sejam Bem-Vindos ao Portal SBT Audiência, Opine, Comente, Reclame, Dê Sugestões, estamos fazendo o possível para manter-lós informados sobre a programação e novidades do SBT, desde já Agradecemos o Carinho e a Confiança.

domingo, 21 de outubro de 2012

Sucesso de Carrossel rende ao SBT R$ 100 milhões e novela pode virar desenho e filme.




O sucesso da adaptação da novela "Carrossel", folhetim infantil argentino da década de 1960 que virou febre no Brasil em 1991 numa versão mexicana dublada, está revertendo a sorte do SBT. 

A rede, que perdeu a vice-liderança para a Record em 2007, andava com a imagem abalada pelo rombo do Pan-Americano, em 2010. Agora, volta a brigar pelo segundo lugar -e pelos anunciantes. 

A expectativa é gerar R$ 100 milhões de receita em 12 meses de novela, com publicidade e contratos de licenciamentos, segundo José Roberto Maciel, vice-presidente do SBT. 

Já são mais de cem produtos licenciados, de bonecos com a cara das personagens Maria Joaquina, Cirilo e companhia a álbum de figurinha, fantasia, jogos de tabuleiro e kit festa de aniversário. 

O aplicativo para tablets, com jogos educativos, será lançado em novembro. 

Para incrementar mais a audiência, que já teve picos de 18 pontos, Neymar fará uma ponta. Ele grava neste mês e vai ao ar em novembro. 

A emissora também está encomendando uma adaptação em desenho animado, com 26 episódios a serem exibidos no horário da manhã. E um longa metragem. 

"Estamos analisando algumas propostas de produtoras. Isso ajudaria a manter a novela viva por mais um bom tempo", diz Maciel. 

MULHER DE SILVIO
Com roteiro adaptado por Íris Abravanel, mulher de Silvio Santos, a novela tem atingido uma média de 14 pontos no Ibope na Grande São Paulo (cada ponto equivale a 60 mil domicílios) e já é vice-líder no horário nobre. 

No último mês ficou a menos de um ponto da Record ao longo do dia. Antes da novela, que vai ao ar das 20h30 às 21h, a média do SBT era de cinco pontos no horário. 

A emissora apostava em uma média de 10 pontos, com base no sucesso da versão mexicana, que chegou a 16 pontos quando foi exibida pela primeira vez. 

Ao atrair crianças para o horário, "Carrossel" não tirou audiência da Globo ou da Record, mas da TV paga.
"É raro o programa na TV aberta que atrai a família, em que pais sentam com a criança para assistir. Você tem isso na TV paga, em que a audiência é muito menor ou fragmentada", diz a vice-presidente de mídia da agência WMcCann, Yara Apparicio. 

"A novela é bem produzida, tem audiência consistente e está sendo muito bem-vista pelos anunciantes." 

Tratando de temas como preconceito e bullying em uma turminha de escola, "Carrossel" é um fenômeno do nível de "Show do Milhão" ou "Casa dos Artistas", programas que mais impulsionaram a audiência e as receitas do SBT e que foram exibidos há cerca de uma década. 

CONTÁGIO
A audiência de "Carrossel" contagia a grade noturna da emissora. O jornalismo, que antecede a novela, andava na casa dos 4 ou 5 pontos de audiência. Após a estreia da novela, subiu para 7 ou 8 pontos. O mesmo aconteceu com o "Programa do Ratinho". 

A ideia de adaptar "Carrossel", sucesso garantido e comprovado, partiu de Daniela Beyruti, diretora do SBT e filha de Silvio e Íris. A emissora pretende seguir na mesma linha família com a refilmagem da novela argentina "Chiquititas", que trata de crianças em um orfanato. 

A novela já foi exibida pelo SBT em 1997, em uma versão nacional produzida na Argentina, e vai ao ar em junho do ano que vem. 

Fenômeno comercial 
  • R$ 100 milhões é a previsão de faturamento do SBT com a novela infantil ao longo de 12 meses
  • 14 pontos é a média de audiência (cada ponto equivale a 60 mil domicílios)
  • 120 mil cópias foram vendidas do 1º CD da novela (disco de platina)
  • 200 itens licenciados São bonecas, jogos, revistas, brinquedos, lap tops etc
 Fonte: Folha de São Paulo - Caderno Mercado

Um comentário: