# Sejam Bem-Vindos ao Portal SBT Audiência, Opine, Comente, Reclame, Dê Sugestões, estamos fazendo o possível para manter-lós informados sobre a programação e novidades do SBT, desde já Agradecemos o Carinho e a Confiança.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A Melhor Novela Mexicana de Todos os Tempos: 11ª "Rosalinda".

Em 11ª Lugar "Rosalinda" com 7 Votos.



Rosalinda é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa em 1999, protagonizada por Thalía e Fernando Carrillo. Foi exibida no Brasil em 2001, dentro da sessão Tarde de Amor, e reprisada em 2004 pelo SBT. Thalía canta o tema musical da telenovela com letra e música de Kike Santander. A produção da música ficou a cargo de Emilio Estefan Jr.
A história original é de Delia Fiallo, roteiro de Carlos Romero Laguillo, edição literária de Dolores Ortega, ambientação de Octavio Ortega, figurinos de Martha L. Rivera e Gabriela Castellanos. Além disso, contou com Sara Smith como chefe de produção, Marco A. Rocha como editor, Adrián Frutos de supervisor de edição, Aarón Gutiérrez na coordenação geral, Fernando Nesmé na direção em locação, Karlos Velázquez na direção de câmeras em locação, Manuel Barajas na direção de câmeras e Salvador Mejía Alejandre como produtor.

Abertura: 



História:

Primeira fase

Soledade Romero é uma moça bondosa e simples, que trabalha como secretária na empresa Altamirano, sendo cobiçada por José Fernando Altamirano, o dono da empresa, que obcecado por ela e tem más intenções com a moça. Soledade ama verdadeiramente Alfredo de Castilho, cunhado de José Fernando, portanto um dos donos da empresa. Os dois estão muito apaixonados, mas mantém a relação amorosa em segredo, pois a família de Alfredo nunca aceitaria Soledade, por ela ser pobre. Ele resolve contar a família sobre ela quando conseguirem se casar em segredo.
Um dia, José Fernando, não aguentando seu desejo de possuí-la, sequestra Soledade na saída do trabalho. Ele a leva para uma praia deserta, onde tenta estuprá-la, mas não consegue. Alfredo a viu saindo do trabalho e sendo levada pelo irmão e os seguiu e quando vê sua amada em sendo brutalmente atacada, atira em José Fernando, matando-o. Alfredo entra em completo desespero, ninguém acreditaria que ele matou o irmão para salvar Soledade, pois ninguém sabia do envolvimento dos dois e como Soledade não foi de fato estuprada, não poderia ter como provar que matou o irmão para salvar sua amada. Demonstrando coragem e um amor completo ao homem de sua vida, Soledade assume a culpa do crime e Alfredo pede para ela não fazer isso, mas se cala e aceita vê-la presa, para seu desgosto.
Todo esse acontecimento desperta o ódio mortal de Valéria, esposa de José Fernando. Fernando José, o filho de José Fernando, acaba herdando o ódio que sua madrasta alimenta durante toda a vida. Fernando José jura que vingará a morte do pai, por ele e pela madrasta, e não sabe que o verdadeiro culpado convive com ele todos os dias, que é seu tio.
Sofrendo muitas torturas e humilhações na cadeia, Soledade passa muito mal e descobre estar grávida de Alfredo e se desespera. Ela então, decide não revelar nada a ele e pede que Alfredo nunca mais a procure, pois ela não quer ser um peso na vida dele, e alega que já não o ama mais. Ele vai embora muito arrasado, pois ama muito Soledade. Ela passa a sofrer muito na cadeia, lembrando de seu grande amor e arrasada por ver que terá sua filha levada ao nascer. A única pessoa que visita Soledade é a irmã. Tudo se complica quando Soledade é julgada e condenada a vinte anos de cadeia.
O tempo passa e quando a pequena Rosalinda nasce, ela a entrega a Dolores, sua irmã, que havia perdido uma filha na mesma época. As duas decidem que para o bem da menina, Rosalinda se passará por filha de Dolores. Dolores sempre acreditou na inocência da irmã e fará de tudo para criar a sobrinha e amparar Soledade na prisão.

Segunda fase
Vinte anos se passaram e Rosalinda é uma jovem muito linda e feliz, que trabalha como florista, para ajudar em casas, pois é muito humilde. Ela é muito bondosa, ajuda os pais e é amiga da irmã.
Sua tia, a quem ela pensa ser sua mãe, está morrendo, pois está muito doente. Ela passa a trabalhar o dobro para comprar os remédios da mãe. Um dia indo entregar flores em um restaurante, a moça conhece Fernando José e se encanta perdidamente por ele. Os dois se apaixonam no mesmo momento, mesmo ele sendo um pouco mais velho. O pior é que Rosalinda nem imagina que ele é muito rico e que até hoje alimenta um terrível ódio contra a sua verdadeira mãe, achando que ela matou seu pai.
Outro empecilho para a paixão dos dois será o preconceito da aristocrática Valéria a madrasta de Fernando José, que não gosta de Rosalinda por ser pobre. Até hoje Valéria não esquece a morte do marido e junto com Fernando, jura vingança contra a assassina.
Quando Dolores morre, Rosalinda se desespera por completo. Xavier, seu marido, quase descobre o segredo que envolve Rosalinda, pois ele nunca soube que sua verdadeira filha morreu no parto e pensa que Rosalinda é realmente sua. Ele lê uma carta deixada pela esposa, em que ele descobre que uma das duas meninas não é sua filha biológica, mas a carta não diz qual delas não tem o sangue dele. Achando que foi traído pela falecida esposa, passa a desprezar todas as três, que se entristecem muito com o pai.
A outra filha, a de sangue e a única do casal, é Vera, uma jovem muito egoísta e extremamente ambiciosa, que usa o mal para obter tudo que quiser. Ela sempre teve uma inveja doentia de Rosalinda, a quem ela pensa ser sua irmã, mas são apenas primas. Ela vai fazer de tudo para que Fernando José e Rosalinda não fiquem juntos, pois ela também se apaixonou desesperadamente por ele, e ainda mais por ele ter muito dinheiro, o que encheu seus olhos.
Passado o tempo de cumprir sua pena, Soledade recebe a liberdade e fica muito feliz, nunca se arrependeu de ter assumido um crime que não fez, pois fez isso consciente, para salvar o homem que amava, e que ainda ama. Ela estranhou ficar meses sem a visita da irmã e quando volta para sua família, descobre que ela morreu e se desespera. Para despistar, se faz passar por uma tia de Dolores que veio do interior.
Rosalinda logo fica muito amiga de Soledade, que sabe que a menina é sua filha. Ela fica muito feliz e passa a conviver com ela, mas fica angustiada por não saber a verdade. Xavier passa a interrogá-la, falando que ela sabe qual das duas é filha dele ou não. Ele mostra a carta de Dolores a ela, mas ela fica surpresa com a carta e por medo da reação de Rosalinda, não fala que a menina não é filha nem dele nem da esposa que morreu.
Valéria descobre que Soledade saiu da cadeia e que é parente de Rosalinda, mas ainda não sabe que é mãe. Isso a faz odiar ainda mais Rosalinda e ela passa a perseguir Soledade. Fernando José também descobre que Rosalinda é parente da 'assassina', mas não consegue se vingar de Rosalinda pois está apaixonado e se sente mal por isso, agora que sabe que ela tem o sangue da mulher que matou seu pai, mas não descobriu que é a mãe dela, portanto Rosalinda é sua prima, já que ela é filha de seu tio.
Valéria fica inconformada por Fernando não desprezar Rosalinda para sempre. Um dia Soledade revela a Rosalinda toda a verdade, que fica extremamente surpresa e reluta em crer. Ela acaba contando a Fernando, que fica muito assustado com tudo isso e pressionado conta a Valéria, que trama uma vingança muito maior para acabar com as duas. Vera se alia a ela para acabar com prima e tia em troca de dinheiro.
Soledade decide reencontrar Alfredo e tudo se complica na vida de todos, pois Soledade revela a Rosalinda que ele é seu pai e que ela foi presa para salvá-lo. Então Rosalinda tem que se afastar da família de seu grande amor Fernando, já que além dele ser seu primo, a madrasta dele pode querer matá-la, e porque ele também não, assim pensa ela. Também descobre que Vera é aliada deles e está desposta a conquistar Fernando.
Em meio a intrigas, Rosalinda e Fernando não conseguem se afastar um do outro e Fernando a convence que ele desistiu da vingança ao saber dos reais motivos pelo qual seu tio assassinou seu pai, que foi para salvar Soledade do estupro. Soledade e Alfredo também lutarão para reviver essa linda história juntos. Porém, Carolina é obcecada com ideia de vingança e ódio e tentará destruir a todos que se voltaram contra ela, e perseguirá Rosalinda, Fernando, Alfredo e Soledade, junto com Vera, com um único objetivo: Destruir e matar um a um !

Tema de Abertura Completo:





Letra do Tema de Abertura:

Rosalinda



Cuando se tiene una razón

Para amar intensamente

Se descubre de repente
Que por ti late más fuerte el corazón.
Ay! Cuando nos llama la pasión
Nos hayamos frente a frente
Para amarnos locamente
Y entregarnos sin reservas al amor.


Ay amor, quédate muy dentro,

Aquí está tu Rosalinda para vivir en tus sueños

Ay amor que me estoy muriendo,
Es ésta tu Rosalinda que sólo quiere tus besos.


Rosalinda! Rosalinda!

Rosalinda! Rosalinda!


Ay! Beso a beso, piel a piel,

Me enamoras suavemente,

Me devoras lentamente
Desatando los secretos del placer.
Sólo tú sabes muy bien
Embriagarme de locura
Me seduces, me torturas
Con el roce de tus labios como miel.


En tus ojos tengo una razón para soñar,

Es una eternidad sintiendo como el tiempo

Ya no existe junto a ti,
Me siento tan feliz
Cuando me llevas en tus brazos a la libertad.


Ay amor, quédate muy dentro,

Aquí está tu Rosalinda para vivir en tus sueños

Ay amor, que me estoy muriendo,
Es ésta tu Rosalinda que sólo quiere tus besos...


Ay, amor, ay amor, aquí está tu Rosalinda

Para vivir en tus sueños

Es la locura que me tortura
Porque te llevo muy dentro


Ay, amor, ay amor, es ésta tu Rosalinda

Que sólo quiere tus besos

Si el amor me ha dado una razón
Es para entregarte el corazón, y te digo...


Ay, amor, ay amor, aquí está tu Rosalinda

Para vivir en tus sueños

Toma mi alma, bebe mi cuerpo
Que por tus besos me estoy muriendo, ay


Ay, amor, ay amor, es ésta tu Rosalinda

Que sólo quiere tus besos


Rosalinda... Rosalinda,

Rosalinda ay amor, ay amor...

Exibição:


Brasil - primeira exibição:



Ano: 2001

Estreia: 23 de Julho de 2001
Final: 13 de Novembro de 2001
Horário: 18 horas
Duração: 82 Capítulos
Emissora: SBT
Substituiu: Amigos Para Sempre
Substituída por: A alma não tem Cor

Brasil - segunda exibição:


Ano: 2004

Horário: Das 17h às 17h30
Estreia: 18 de Maio de 2004
Final: 16 de Agosto de 2004
Duração: 66 capitulos
Horário especial, aberto apenas para exibição da novela da Thalía (não substituiu, nem foi substituída por nenhuma novela), devido à grande audiência que Marimar e Maria do Bairro vinham conquistando na mesma época, às 14h. Foi a primeira vez que 2 novelas da Thalía eram simultaneamente exibidas em TV aberta brasileira.


Curiosidades



'Rosalinda' foi a novela mais vista em diversos países da Europa e Ásia, chegando até a 91% de audiência de TV na Indonésia em sua primeira exibição (esta audiência foi em sua maioria de mulheres e crianças). Em alguns países, 'Rosalinda' é chamada de "Titanic das Telenovelas".

Fernando Carrillo costumava chegar atrasado, e as vezes, até bêbado nas gravações, o que quase ocasionou sua troca pelo ator Juan Soler.
A atriz Lupita Ferrer é venezuelana, e foi a protagonista da primeira versão mundial de Esmeralda.
Estreou, no Brasil, com média de 11 pontos, chegando a atingir médias de 16 ao longo de sua exibição, o que era excelente para o horário das 17 horas, principalmente pelo fato de esta novela ter substituído a também mexicana Amigos por Siempre, cuja média geral foi de apenas 7 pontos.
Rosalinda teve grande destaque na América Latina e na Europa, mas no México não trouxe muito prestígio, devido a que suas sucessoras La Usurpadora e El Privilegio de Amar tiveram 33,3 e 34,8 pontos respectivamente.
No dia 6 de julho de 2009 estreou a versão filipina da novela, estrelada por Carla Abellana como a personagem título, Geoff Eigenmann como Fernando José e Katrina Halili como Fedra (Vera em português).
Em Portugal esta telenovela mexicana foi transmitida pelo canal público RTP1 dublada em português do Brasil, tal como aconteceu com todas as novelas mexicanas transmitidas na época no país.
Essa foi a primeira de três novelas que Nora Salinas emendou, as outras duas foram DKDA:  Sueños de Juventud e Carita de Ángel.



Algumas Fotos de "Rosalinda".



























EM BREVE A 10ª COLOCADA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário