O SBT comemora 31 anos no dia 19 de agosto e celebra a reconquista da vice-liderança em audiência com lançamento do novo conceito da marca: SBT#Compartilhe. No mês de junho, a emissora ultrapassou a concorrente na faixa horária das 24 horas (06h às 5h59). Em comparação ao mês de maio, o SBT cresceu 10%, obteve 6 pontos de média, contra 5 da terceira colocada e 13 da primeira. Já no mês de julho, o SBT ultrapassou a concorrente na faixa do horário nobre, conquistando 6.1, contra 6.0 da terceira colocada e 15,3 da primeira, na praça São Paulo.
Com base nos resultados da pesquisa quantitativa e qualitativa realizada pelo Instituto Ipsos, a agência Publicis entendeu que a emissora precisava se apropriar da relação que construiu com os telespectadores ao longo dos anos, compartilhando todos os dias, diversão e informação com alegria, credibilidade e emoção.
A agência criou então o novo conceito SBT#Compartilhe, um manifesto, e uma campanha publicitária, que além de anúncios, criou ativações digitais e vinhetas na programação da emissora.
O manifesto mostra a construção da imagem da marca ao longo de três décadas. Resgata conceitos que fizeram parte da comunicação do SBT nos últimos anos, como o da “TV mais feliz do Brasil” e o dos “30 anos com você”. E mostra que a emissora realiza um trabalhoconsistente e sabe a importância de se reinventar e inovar, acompanhando a evolução do telespectador.
Durante a programação, parte do casting do SBT vai liderar o movimento #Compartilhe, vestindo camisetas com o novo conceito. A emissora quer estimular as pessoas a compartilharem os melhores e os mais importantes momentos de suas vidas. “Temos uma marca onde a empatia do público com o SBT nos coloca na posição de verdadeiramente poder compartilhar e ser compartilhado no que há de melhor, de todas as formas e com todas as idades”, afirma o vice-presidente do SBT, José Roberto Maciel.
Os anúncios, que terão veiculação nacional em jornais e revistas, levam ao o leitor conceitos como credibilidade, diversão e variedade, mostrando os apresentadores, jornalistas e artistas que fazem a programação ser tão próxima dos brasileiros.
Para o mercado publicitário, a campanha terá a versão SBT #Compartilhe Audiência, mostrando dados reais da emissora que mais tem conquistado e fidelizado telespectadores. “É um conceito que permite trabalhar pilares como o time de profissionais do SBT, a variedade e qualidade da programação, a audiência crescente, além de mostrar o movimento real da emissora que está mais moderna e conectada ao telespectador também na internet”, explica o diretor comercial do SBT, Glen Valente.
Vinhetas veiculadas durante a programação vão mostrar ainda a nova comunicação visual da emissora com cores vivas e conceito mais clean. “São 31 anos compartilhando entretenimento e informação com os nossos telespectadores. O hashtag # é o símbolo usado hoje para compartilhar qualquer ideia, pensamento ou fato nas redes sociais. O SBT, sendo a TV mais feliz do Brasil, quer que todos continuem #compartilhando a nossa programação”, afirma Daniela Beyruti, diretora artística e de programação do SBT. “É um movimento de continuidade do que o SBT tem feito ao longo de sua história”, ressalta Priscila Stoliar, gerente de marketing da emissora.
“Compartilhe” é o mote da nova companha. A vida foi feita para ser compartilhada. E foi compartilhando a alegria com os brasileiros, que o SBT construiu a TV mais feliz do Brasil. Essa alegria é hoje uma das marcas registradas da emissora. Está no bom humor dos apresentadores, no conteúdo dos programas, no profissionalismo da equipe e na seriedade dos jornalistas.
Compartilhando, ideias ficam maiores, gargalhadas ficam mais divertidas, aventuras ficam mais emocionantes, torcidas ficam mais unidas, notícias ficam mais poderosas. Por isso, daqui para frente, o SBT quer fazer ainda mais, parte da vida dos brasileiros. Compartilhe suas ideias, suas opiniões, seus sonhos. A maior alegria do SBT é poder compartilhar com os telespectadores.
Ficha técnica da campanha
Anunciante: SBT
Título: SBT #Compartilhe
Agência: Publicis Brasil
Direção de criação: Hugo Rodrigues e Kevin Zung
Redação: Hugo Rodrigues e Rodrigo Strozenberg
Direção de arte: Kevin Zung, Sidney Araújo e Antonio Correa
Atendimento: Ricardo Ferraroni, Silvia Brihy e Lucas Bastos
Mídia: Gleidys Salvanha, Andrea Veronezi e Raphael Cavalcanti
Planejamento: Thiago Delfino e Thayza Azevedo
Produção gráfica: Rita Vilarim, Thiago Loureiro e Emerson Russo
Pós-produção: Burti HD
Finalização: Adriano Idas
Aprovação do cliente: José Roberto Maciel, Glen Valente, Daniela Beyruti e Priscila Stoliar
Estreias nos últimos meses
O Cante Se Puder iniciou sua nova temporada em 25 de julho de 2012, com novas provas, novos desafios e novos quadros. Patrícia Abravanel e Márcio Ballas comandam os duelos musicais e a cada episódio os times de convidados cantam músicas famosas, enquanto passam por várias distrações divertidas.
SuperNanny está de volta. A missão da educadora Cris Poli na nova temporada, com 26 episódios, que estreou em 21 de julho de 2012, às 21h15, não será fácil. O programa volta ao ar com nova linguagem visual, além de apresentar ao público temas mais abrangentes e polêmicos com reportagens especiais de temas como: bullying, obesidade infantil, gravidez na adolescência, entre outros.
“O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, comandado por Carlos Nascimento, estreou no dia 11 de julho. Baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, o programa elege aquele que mais fez pela nação e se destacou pelo seu legado à sociedade. Na primeira fase do projeto, mais de 1.293.691 milhões de internautas participaram de forma democrática, indicando o seu favorito livremente.
A novela Carrossel, adaptação de Iris Abravanel, com direção geral de Reynaldo Boury, que estreou no dia 21 de maio, às 20h30, ocupa um lugar de sucesso. Professora Helena (Rosanne Mulholland) e os alunos do terceiro ano passam por todo o tipo de experiências na Escola Mundial, emocionando telespectadores e unindo a família brasileira.
A nova temporada do Esquadrão da Moda estreou no dia 21 de abril, às 20h30. Os apresentadores Arlindo Grund e Isabella Fiorentino revelam a história das participantes, dando mais ênfase à rotina delas. Eles mostram o antes, o durante e o depois, com depoimentos emocionantes. O programa, que era gravado no estúdio, hoje tem como cenário a Rua Oscar Freire, conhecida como a rua de luxo do País.
Corações Feridos, também adaptação de Iris Abravanel, estreou no dia 16 de janeiro e emocionou os telespectadores com a história de amor entre Eduardo Sotelli (Flávio Tolezani) e Amanda (Patrícia Barros). A trama contou com nomes como Lívia Andrade, Antônio Abujamra, Adriana Lessa, Blota Filho, Vitor Pecoraro, entre outros. O folhetim encerrou na semana do dia 21 de maio, alcançando a vice-liderança.
Devido ao sucesso de público e audiência, Astros voltou renovado à programação do SBT, em janeiro de 2012. Sob o comando do irreverente apresentador André Vasco e dos jurados Arnaldo Saccomani, Thomas Roth, Cyz Zamorano e Carlos Miranda, o programa vai ao ar toda segunda-feira.
O stylist Arlindo Grund estreou em novembro de 2011 o Tenha Estilo, um programete de cinco minutos sobre moda, estilo e comportamento, que tem como proposta orientar o telespectador nesse tema tão corriqueiro que, muitas vezes, passa despercebido.
Silvio Santos ficou à frente do programa “Um Milhão na Mesa”, que estreou em setembro de 2011. O game show de perguntas e respostas tinha como prêmio máximo R$ 1 milhão.
O Programa Silvio Santos, com ótimos índices de audiência, ganhou quadros novos, como Os Velhinhos se Divertem, que estreou em junho de 2012, apresenta uma série de situações divertidas, protagonizadas por atores veteranos, agindo como se tivessem “um parafuso a menos” e sempre surpreendendo quem está do lado. No dia 17 de junho, também estreou o quadro "Concurso das Pernas Mais Belas", em que candidatas se apresentaram mostrando apenas as pernas de fora para que a plateia decidisse a vencedora. As participantes apareceram vestidas de avestruz. A escolhida ganhou um prêmio de R$ 1 mil e a segunda colocada levou para casa R$ 500.
Os melhores filmes da TV
Assim como nos anos anteriores, no primeiro semestre de 2012, o SBT exibiu uma seleção de filmes de tirar o fôlego com os grandes sucessos do cinema, produções milionárias inéditas. Entre os títulos estão Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Invictus, 17 Outra Vez, Sex And The City 2, Se Beber Não Case, Premonição 4, A Hora do Pesadelo, A Origem, Fúria de Titãs, Sherlock Holmes e Uma Prova de Amor.
SBT Brasil já é o segundo telejornal mais visto no Brasil
Jornalismo imparcial e independente
A imparcialidade, a independência, a importância e a seriedade com que os temas são tratados são marcas do Jornalismo do SBT.
Em maio de 2012, a reportagem do SBT flagrou o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), durante uma sessão da CPMI do Cachoeira, enviando mensagem com garantia de blindagem do PT ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
O SBT Brasil, comandado por Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade, se consolidou como o segundo telejornal mais visto no Brasil. De janeiro a julho de 2012, o SBT Brasil apresentou um crescimento de 30% na audiência, fechando o mês de julho com 6 pontos de média.
Carlos Nascimento, no Jornal do SBT, faz, ao lado de Karyn Bravo, um jornal mais analítico.
No Conexão Repórter, as grandes reportagens de Roberto Cabrini ganharam destaque no cenário nacional, alcançando a vice-liderança isolada, e por três vezes a liderança absoluta.
Desde novembro de 2011, o SBT inovou ao ser a única emissora a colocar no ar, em todos os breaks da programação, boletins de notícias, sob o comando de uma equipe de âncoras e repórteres, como Cynthia Benini e Joyce Ribeiro.
Para completar o time, Marcelo Parada, diretor do departamento de jornalismo, foi contratado em março de 2011.
Investimento em tecnologia HD
Atualmente, o SBT exibe 63,7% de programação própria. Isto representa 107 horas por semana e 15 horas por semana de conteúdo produzido no CDT/Anhanguera.
A produção digital do SBT é de 93,5 horas semanais, sendo 35,8 horas em HD e a programação ao vivo ocupa 27,4% da grade, 46 horas por semana. A emissora produz em HD, 36 horas por semana, equivalente a 21,2% da programação total. O SBT foi a primeira e única emissora brasileira a desenvolver e transmitir interatividade 24 horas por dia.
O Sistema Brasileiro de Televisão trabalha para a melhoria dos processos e eficiência operacional. Para isso, a emissora continua com os projetos de atualização e ampliação da capacidade técnica de produção de conteúdos em HD, captação, pós-produção, áudio e distribuição/transmissão de sinais.
Até novembro de 2012, o SBT finaliza o projeto de pós-produção do Jornalismo, pela solução AVID / ISIS, pelo "workflow" proposto e pela integração com outras áreas do SBT. O Jornalismo ganhará 19 estações de edição não linear, 2 Prootols e 40 estações de edição em baixa resolução, além de novos cenários na redação. Esse sistema também agilizará a publicação do conteúdo do jornalismo nas plataformas Web de Móvel.
Vale destacar o pioneirismo do SBT no uso de algumas tecnologias. A emissora será a segunda no mundo a utilizar o sistema Nearline Avid 2000 para aumentar a capacidade de armazenamento de conteúdo em alta definição. Em 2013, o jornalismo do SBT será transmitido em alta definição.
Ainda neste semestre, o Departamento de Engenharia começará a atualização do Controle Geral, que é o coração da emissora, das Unidades Móveis de Jornalismo. Três UMJs digitais, dois motolinks digitais e as transmissões de helicópteros também serão HD/Digital. Modernizações em execução nas torres do Sumaré, Paulista e Jaraguá possibilitarão a melhoria da qualidade e capacidade de recepção dos sinais de contribuição para as áreas de jornalismo e entretenimento.
Outros investimentos que merecem destaque: implantação do áudio digital para todos os oito estúdios do Complexo Anhanguera, o projeto representa um dos maiores investimentos técnicos do SBT em 2012. O plano de melhoria do tráfego dos sinais que são entregues às operadoras de TV por assinatura será concluído em outubro deste ano.
“O principal desafio é atualizar o parque tecnológico pensando sempre no futuro e nos telespectadores. Não podemos deixar de considerar a velocidade do avanço da tecnologia no mercado de televisão”, explica o diretor de tecnologia Raimundo Lima.
O lançamento da TV Digital no Brasil aconteceu em dezembro de 2007 com o esforço de diversos setores da indústria (radiodifusores, fabricantes de televisores, desenvolvedores de softwares, academia e Governo). Desde então, a expansão da cobertura digital no território nacional tem acontecido de maneira mais lenta do que gostaríamos. A expansão exige tempo, planejamento e vultosos investimentos. Mesmo com a previsão de alguns setores de prorrogação do "switch off" do analógico, marcado para 2016, o SBT tem trabalhado constantemente para cumprir a data oficial da virada digital. O maior compromisso da emissora é com os telespectadores.
Sintonia com a rede de afiliadas
O SBT comemora junto à rede de 108 emissoras e reconhece a importância, estimulando a produção regional por entender a grandeza do país. Para se ter uma ideia atualmente a rede de afiliadas e emissoras próprias exibem cerca de 350 programas locais.
Com intuito de criar uma estratégia única de comunicação, jornalismo, conteúdo e padronização técnica, a direção da emissora matriz (São Paulo) realiza constantemente workshops para a sua rede.
Além disso, o SBT tem trabalhado fortemente na criação dos eventos regionais, respeitando as características culturais de cada região, e aumentando as oportunidades comerciais para os anunciantes.
Investimento nas regionais SBT (emissoras próprias)
Os investimentos nas emissoras regionais não param. No ano passado foram mais de R$ 10 milhões em equipamentos, e para 2012 estima-se o total de R$12 milhões em melhorias tanto na área técnica como no departamento de jornalismo e na infraestrutura das emissoras, além de ações na área comercial e de marketing para fortalecer ainda mais a marca SBT em diversas regiões.
Neste ano, o SBT lançou uma extensão de sua logomarca nacional para as emissoras regionais localizadas em Belém, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Belém agora é SBT Pará, Brasília é SBT Brasília, a capital gaúcha, Porto Alegre, é SBT RS e o Rio de Janeiro é SBT Rio.
A emissora SBT Pará também já ganhou uma nova Torre de Transmissão e a construção da nova sede está em fase final, assim como a instalação de um novo gerador elétrico. O departamento de jornalismo de todas as emissoras (SBT Brasília, SBT Centro Oeste Paulista, SBT Nova Friburgo, SBT Pará, SBT Ribeirão Preto, SBT Ri e SBT RS) também já utilizam câmeras HD para externas, além das ilhas de edição não linear. A negociação para digitalização de toda rede está em processo de finalização.
No interior de São Paulo, o SBT ganhou mais presença com o aumento da área de cobertura das emissoras de Ribeirão Preto e Centro Oeste Paulista. E as UMJ´s - Unidade Móvel de Jornalismo das emissoras de Brasília e Rio de Janeiro também foram digitalizadas.
Site
Dentro das ações de comemorações de 31 anos, o site do SBT (www.sbt.com.br) ganha novo layout com a mesma identidade visual da nova campanha. Mais moderno, dinâmico, de navegação intuitiva e totalmente integrado às redes sociais. Os vídeos ganham ainda mais destaque na nova homepage.
SBT vídeos
O SBT Vídeos, com seu rico acervo de mais de 19 mil mídias, também ganha novo layout e outras funcionalidades para facilitar a navegação do internauta. Além da internet, o canal de vídeos do SBT está disponível on demand (BBTV) em aparelhos de televisão, blu-ray e home theaters Sony que tenham acesso à internet.
Redes Sociais
O símbolo hashtag "Compartilhe" da nova campanha do SBT, os perfis oficiais da emissora no Twitter (@sbtonline), Facebook (www.facebook.com/SBTonline), Google+ (http://gplus.to/sbtonline) e YouTube (http://youtube/SBT) ganharão uma nova comunicação visual associada aos 31 anos e trarão, em primeira mão, todas as novidades do aniversário da emissora.
Portal interativo
O portal permite aos telespectadores navegar pelos programas e se informar com notícias em tempo real, destaques da programação, previsão do tempo e muito mais com um toque no controle remoto em sua própria televisão também ganha novo layout e novas funções. Uma delas é que o usuário poderá efetuar login em sua conta no Twitter na própria TV (quando conectada à internet) e utilizar o microblog enquanto assiste ao SBT, seja para postar comentários ou ler os posts dos amigos, além de interagir com os perfis oficiais da emissora.
História de sucesso
No dia 19 de agosto de 1981, o SBT entrava no ar com a transmissão ao vivo da solenidade de assinatura da concessão, realizada no Ministério das Comunicações, em Brasília.
Para conquistar os sete canais, que pertenciam à extinta TV Tupi, de propriedade do empresário Assis Chateaubriand, profissionais se engajaram no projeto audacioso de fundar a mais nova emissora do País. O antigo canal 11, no Rio de Janeiro, já pertencia ao Grupo Silvio Santos.
Determinado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o SBT exibia filmes, desenhos, jornalismo e o Programa Silvio Santos, que bateu o recorde e entrou para o Guiness Book como o programa mais antigo da TV.
À época, o apresentador Silvio Santos já era popular e conhecido em todo o Brasil. Antes do canal de TV, o Grupo Silvio Santos era uma empresa de renome que comercializava anúncios de publicidade, além de produções artísticas.
Com a proposta inicial de difusão cultural para as classes mais populares, a emissora evoluiu e cresceu gradativamente, conquistando espaço e credibilidade nas comunicações.
A identidade da emissora foi construída com o sucesso de programas comandados por Flávio Cavalcanti, Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues, Jota Silvestre, Jacinto Figueira Jr. (o homem do sapato branco), a série Joana, com Regina Duarte, a minissérie internacional Pássaros Feridos, estrelada pelo ator Richard Chamberlain, além de uma seleção de grandes filmes.
Desde o início, havia uma preocupação por parte da emissora com o conteúdo destinado ao público infantil. Uma das primeiras atrações produzidas pelo SBT, o Show do Bozo, ficou marcado na história da televisão. Sucesso na década de 80, o personagem conquistou crianças e adultos, permanecendo no ar por sete anos. Ao priorizar a qualidade de seus programas infantis, a emissora revelou talentos como Mara Maravilha, Sérgio Mallandro, Angélica, Eliana, Jackeline Petikovic, Simony e Mariane.
Uma posição privilegiada foi alcançada no primeiro ano de audiência. Investimentos em produções populares, que representavam 61% da população, deram ao SBT a vice-liderança. No ano seguinte a participação na audiência teve um crescimento de 30%.
Em 1985, Hebe Camargo assinava seu contrato com a emissora. Uma das estrelas da TV, ela comandou um programa de entrevistas, além de um dominical.
Com o melhor do humor brasileiro, A Praça é Nossa estreou em 1987. Apresentado por Carlos Alberto da Nóbrega, estrelas como Ronald Golias, Maria Tereza, Jorge Lafond, entre outros, passaram pela atração.
Entre 1988 e 1990, foi traçada uma estratégia rumo à liderança e o canal investiu em contratações. O jornalista Boris Casoy e o ator, humorista e escritor Jô Soares reforçaram o elenco da casa.
À frente do TJ Brasil, Boris Casoy inovou o formato e a linguagem dos telejornais brasileiros ao ser um âncora participativo. No comando do programa Jô Onze e Meia, Jô Soares revelou sua faceta como entrevistador.
O núcleo de telejornalismo foi reforçado com a contratação de Hermano Henning nos anos 90, atual apresentador do Jornal do SBT Manhã. Sua estreia ficou marcada com o êxito da cobertura da Copa do Mundo, na Itália.
As dependências da sede na Vila Guilherme estavam pequenas para os projetos futuros da emissora. Em 1996, aconteceu a inauguração do conglomerado de estúdios com 231 mil metros quadrados: o Complexo Anhanguera, em Osasco.
Considerado como o empreendimento mais arrojado do Grupo Silvio Santos, a construção do Complexo Anhanguera teve um investimento estimado em US$ 120 milhões, equiparado ao padrão de televisões internacionais.
Além de uma área disponível para a cidade cenográfica, o Centro de Televisão (CDT) conta com oito estúdios, com câmeras, iluminação e tecnologia de ponta, estrutura técnica e de apoio totalmente independentes. A nova estrutura, os processos de concepção, produção e veiculação possibilitaram mais agilidade e integração.
Para o conforto de seus colaboradores, visitantes e convidados, a estrutura dispõe de restaurantes, lanchonetes, café, salão de beleza, banca de jornal, ambulatório médico e odontológico, agência bancária e clube poliesportivo, entre outros serviços.
Na busca constante por novas realizações, para entreter e informar o telespectador, a emissora estreou, também na década de 90, o polêmico Aqui Agora. O formato “jornalismo-verdade” difundiu um novo padrão, seguido por outras emissoras.
Em 1993, com a estreia do Domingo Legal, com Gugu Liberato, o telespectador recebia mais uma opção de entretenimento. O programa ocupou o primeiro lugar de audiência ao mesclar quadros divertidos e informações jornalísticas de âmbito nacional e internacional.
No final dos anos 90, o Programa do Ratinho, apresentado por Carlos Massa, e o Show do Milhão tiveram ampla repercussão.
O acordo firmado com a rede mexicana Televisa disseminou um novo estilo de teledramaturgia, influenciando a produção de novelas nacionais. Entre elas estão a trilogia Marimar, Maria do Bairro e Maria Mercedes, além de Carrossel, Chispita, Café com Aroma de Mulher e A Usurpadora.
A teledramaturgia nacional recebeu a atenção do SBT ao produzir textos clássicos com bom gosto como: Cortina de Vidro (1989), Brasileiros e Brasileiras (1990), o clássico Éramos Seis (1994) e Os Ricos Também Choram (2005).
Em 2001, com a exibição de Casa dos Artistas, a emissora reinventou o formato do reality show ao mostrar a vida e o comportamento de celebridades confinadas em um espaço.
O projeto de reformulação do departamento de jornalismo resultou na contratação de Ana Paula Padrão, em 2005, como principal âncora do SBT Brasil. A emissora criou sucursais, padronizou a linguagem dos telejornais das afiliadas, além de formar uma equipe de correspondentes internacionais. No ano seguinte, a contratação de Carlos Nascimento, responsável pelo Jornal do SBT Noite, reforçou o núcleo jornalístico. Com quatro telejornais em exibição, o SBT dispõe de uma redação com o que há de mais moderno em tecnologia digital.
O resultado desses e outros investimentos rendeu ao SBT o prêmio internacional, concedido pela revista Broadcast Engineering, como a emissora mais bem equipada do mundo.
No primeiro semestre de 2006, quatro grandes projetos chamaram a atenção na grade de programação. Um deles foi a reestruturação do departamento de teledramaturgia, com o lançamento da novela Cristal. O programa Rei Majestade, apresentado por Silvio Santos, trazia ao palco artistas do passado. As estreias de Ídolos e Supernanny garantiram liderança ao SBT. O primeiro percorreu o Brasil em busca de novos talentos na música brasileira. Já o segundo, Supernanny, a pedagoga Cris Poli auxilia pais na educação dos filhos.
O programa Astros, que estreou em 2008, realizou o sonho de artistas no anonimato. Sob o comando de Beto Marden e Ligia Mendes, a atração tornou-se um celeiro de novos talentos musicais.
No segundo semestre de 2008, Íris Abravanel ingressa na teledramaturgia com o lançamento da novela Revelação. Um ano depois, a autora partiu para o segundo projeto, com a estreia de Vende-se Um Véu de Noiva, um texto com adaptação livre da obra de Janete Clair.
O Domingo Legal já faz parte da vida dos brasileiros. Há mais de 15 anos, a atração leva até a casa do telespectador um programa especial, com música, reportagens, celebridades, notícias e quadros que são campeões de audiência. Em 2009, Celso Portiolli assume o Domingo Legal, e faz deste um dos programas mais queridos e assistidos pelos brasileiros.
Em 2009, a apresentadora Eliana volta ao SBT para fazer famílias ainda mais felizes. Semanalmente, ela leva informação, diversão e alegria aos telespectadores, que se surpreendem com as novidades da atração e se emocionam com quadros já consagrados. O programa Eliana é uma atração para a toda a família, que busca uma opção lazer e entretenimento na TV aberta.
Além de deter a exclusividade nos direitos autorais de duas séries de sucesso na televisão latina, os mexicanos Chaves e Chapolin, o SBT comemora um recorde: a TV aberta com maior número de séries no ar – são 20.
Em 2010, o autor Tiago Santiago passa a fazer parte do time do SBT, e estreia sua primeira novela na emissora, Uma Rosa com Amor, que conquistou crítica e audiência com uma história de amor, e abriu espaço para a segunda trama do autor na casa, Amor e Revolução. No mesmo ano, o apresentador Raul Gil retorna para o SBT, depois de 25 anos longe da emissora, trazendo a alegria contagiante do Programa Raul Gil para as tardes de sábado da programação. Quem também voltou para a emissora nesse ano foi a jornalista Marília Gabriela, fazendo entrevistas reveladoras no De Frente com Gabi.
O primeiro semestre de 2011 foi marcado por grandes estreias no SBT. A segunda temporada do reality show “Solitários” foi sucesso ao mostrar o confinamento dos participantes sob o comando da autoritária Val. Outro reality que agradou e emplacou duas temporadas, foi a competição de cantores mirins “Cantando no SBT”, comandada por Yudi Tamashiro e Priscilla Alcântara com Afonso Nigro como jurado. Quem tem talento para a dança também teve espaço na programação, com a primeira temporada de “Se Ela Dança, Eu Danço”. Apresentado por Ligia Mendes e Beto Marden, o programa contou com a experiência dos jurados Jarbas Homem de Mello, João Wlamir e Lola Melnick, e revelou John Lennon da Silva. A conciliadora de casais e terapeuta sexual Ana Canosa entrou em cena no “SOS Casamento” para solucionar problemas da vida a dois. E quem ainda não encontrou o par perfeito conta com a ajuda do psiquiatra Jairo Bouer e da consultora de imagem Alana Rodrigues, os experts do “Esquadrão do Amor”.
No segundo semestre de 2011, a psicóloga Suzy Camacho ocupa a faixa nobre nas noites de sexta com o “Quem Convence Ganha Mais”. Além de terem seus conflitos pessoais resolvidos com conselhos de uma profissional, os participantes levam prêmios de R$ 2 mil e R$ 1 mil. E o mais novo programa comandado por Silvio Santos, “Um Milhão na Mesa”, estreou no segundo semestre de 2011, um emocionante jogo, com premiações de até R$ 1 milhão.
O stylist Arlindo Grund estreou em novembro de 2011 o programa Tenha Estilo, um programete de cinco minutos, que tem como proposta orientar o telespectador sobre moda, estilo e comportamento. Em janeiro de 2012 Patricia Abravanel tem a sua estreia como apresentadora de programa de entretenimento ao lado de Marcio Ballas na primeira temporada do Cante Se Puder.
Devido ao sucesso de público e audiência, Astros voltou renovado à programação do SBT também em janeiro. Sob o comando do irreverente apresentador André Vasco e os jurados Arnaldo Saccomani, Thomas Roth, Cyz Zamorano e Carlos Miranda, o programa vai ao ar toda segunda-feira, a partir de 16 de janeiro, às 22h30.
Corações Feridos, adaptação de Iris Abravanel, estreou em janeiro de 2012 e emocionou os telespectadores com a história de amor entre Eduardo Sotelli (Flávio Tolezani) e Amanda (Patrícia Barros). A trama contou com nomes como Lívia Andrade, Antônio Abujamra, Adriana Lessa, Blota Filho, Vitor Pecoraro, entre outros.
A novela Carrossel, adaptação de Iris Abravanel, com direção geral de Reynaldo Boury, estreou no dia 21 de maio, às 20h30. Professora Helena e os alunos do terceiro ano passam por todo o tipo de experiências na Escola Mundial, emocionando os telespectadores e unindo a família brasileira.
“O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” estreou no dia 11 de julho de 2012. Baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, o programa elege aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade. Na primeira fase do projeto, os internautas participaram de forma democrática, indicando o seu favorito livremente.
Esquadrão da Moda e Super Nanny voltam à programação em abril e julho respectivamente. O Cante Se Puder iniciou sua nova temporada em 25 de julho de 2012, com novas provas, novos desafios e novos quadros. Patrícia Abravanel e Márcio Ballas comandam os duelos musicais e a cada episódio os times de convidados cantam músicas famosas, enquanto passam por várias distrações divertidas.
SBT em números:
• 31 anos de vida;
• 108 emissoras, que juntas empregam cerca de 5 mil colaboradores;
• 24 horas de programação diária diversificada;
• Participação de 16,1% em audiência na grande São Paulo, 14,8 em audiência no Brasil e 17,8% do bolo publicitário do mercado de televisão;
• Atinge 181,9 milhões de telespectadores e 52,5 milhões de lares;
• Está presente em 96,7% de todo o IPC brasileiro dos lares com televisão;
• Apresenta mais de 20 seriados de sucesso mundial;
• Todos os anos, exibe dezenas de filmes campeões de bilheteria, pela primeira vez na TV;
• A sede na Vila Guilherme recebia 400 pessoas por semana para compor seus auditórios. O Complexo Anhanguera recebe em média 2.300 pessoas por semana, o que corresponde a 9 mil pessoas por mês;
• O site do SBT recebe mais 5 milhões de visitantes/mês e tem mais de 30 milhões de pageviews/mês;
• O “Programa Silvio Santos” entrou para o Guiness 93 por ser um dos programas mais duradouros da TV, com mais de 30 anos;
Estúdios:
• O CDT/Anhanguera conta com 8 estúdios, somando uma área toral de mais de 4.400 m2
• Ampla e moderna redação de Jornalismo
• Cidade cenográfica com área de 6.500 m2
Com base nos resultados da pesquisa quantitativa e qualitativa realizada pelo Instituto Ipsos, a agência Publicis entendeu que a emissora precisava se apropriar da relação que construiu com os telespectadores ao longo dos anos, compartilhando todos os dias, diversão e informação com alegria, credibilidade e emoção.
A agência criou então o novo conceito SBT#Compartilhe, um manifesto, e uma campanha publicitária, que além de anúncios, criou ativações digitais e vinhetas na programação da emissora.
O manifesto mostra a construção da imagem da marca ao longo de três décadas. Resgata conceitos que fizeram parte da comunicação do SBT nos últimos anos, como o da “TV mais feliz do Brasil” e o dos “30 anos com você”. E mostra que a emissora realiza um trabalhoconsistente e sabe a importância de se reinventar e inovar, acompanhando a evolução do telespectador.
Durante a programação, parte do casting do SBT vai liderar o movimento #Compartilhe, vestindo camisetas com o novo conceito. A emissora quer estimular as pessoas a compartilharem os melhores e os mais importantes momentos de suas vidas. “Temos uma marca onde a empatia do público com o SBT nos coloca na posição de verdadeiramente poder compartilhar e ser compartilhado no que há de melhor, de todas as formas e com todas as idades”, afirma o vice-presidente do SBT, José Roberto Maciel.
Os anúncios, que terão veiculação nacional em jornais e revistas, levam ao o leitor conceitos como credibilidade, diversão e variedade, mostrando os apresentadores, jornalistas e artistas que fazem a programação ser tão próxima dos brasileiros.
Para o mercado publicitário, a campanha terá a versão SBT #Compartilhe Audiência, mostrando dados reais da emissora que mais tem conquistado e fidelizado telespectadores. “É um conceito que permite trabalhar pilares como o time de profissionais do SBT, a variedade e qualidade da programação, a audiência crescente, além de mostrar o movimento real da emissora que está mais moderna e conectada ao telespectador também na internet”, explica o diretor comercial do SBT, Glen Valente.
Vinhetas veiculadas durante a programação vão mostrar ainda a nova comunicação visual da emissora com cores vivas e conceito mais clean. “São 31 anos compartilhando entretenimento e informação com os nossos telespectadores. O hashtag # é o símbolo usado hoje para compartilhar qualquer ideia, pensamento ou fato nas redes sociais. O SBT, sendo a TV mais feliz do Brasil, quer que todos continuem #compartilhando a nossa programação”, afirma Daniela Beyruti, diretora artística e de programação do SBT. “É um movimento de continuidade do que o SBT tem feito ao longo de sua história”, ressalta Priscila Stoliar, gerente de marketing da emissora.
“Compartilhe” é o mote da nova companha. A vida foi feita para ser compartilhada. E foi compartilhando a alegria com os brasileiros, que o SBT construiu a TV mais feliz do Brasil. Essa alegria é hoje uma das marcas registradas da emissora. Está no bom humor dos apresentadores, no conteúdo dos programas, no profissionalismo da equipe e na seriedade dos jornalistas.
Compartilhando, ideias ficam maiores, gargalhadas ficam mais divertidas, aventuras ficam mais emocionantes, torcidas ficam mais unidas, notícias ficam mais poderosas. Por isso, daqui para frente, o SBT quer fazer ainda mais, parte da vida dos brasileiros. Compartilhe suas ideias, suas opiniões, seus sonhos. A maior alegria do SBT é poder compartilhar com os telespectadores.
Ficha técnica da campanha
Anunciante: SBT
Título: SBT #Compartilhe
Agência: Publicis Brasil
Direção de criação: Hugo Rodrigues e Kevin Zung
Redação: Hugo Rodrigues e Rodrigo Strozenberg
Direção de arte: Kevin Zung, Sidney Araújo e Antonio Correa
Atendimento: Ricardo Ferraroni, Silvia Brihy e Lucas Bastos
Mídia: Gleidys Salvanha, Andrea Veronezi e Raphael Cavalcanti
Planejamento: Thiago Delfino e Thayza Azevedo
Produção gráfica: Rita Vilarim, Thiago Loureiro e Emerson Russo
Pós-produção: Burti HD
Finalização: Adriano Idas
Aprovação do cliente: José Roberto Maciel, Glen Valente, Daniela Beyruti e Priscila Stoliar
Estreias nos últimos meses
O Cante Se Puder iniciou sua nova temporada em 25 de julho de 2012, com novas provas, novos desafios e novos quadros. Patrícia Abravanel e Márcio Ballas comandam os duelos musicais e a cada episódio os times de convidados cantam músicas famosas, enquanto passam por várias distrações divertidas.
SuperNanny está de volta. A missão da educadora Cris Poli na nova temporada, com 26 episódios, que estreou em 21 de julho de 2012, às 21h15, não será fácil. O programa volta ao ar com nova linguagem visual, além de apresentar ao público temas mais abrangentes e polêmicos com reportagens especiais de temas como: bullying, obesidade infantil, gravidez na adolescência, entre outros.
“O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, comandado por Carlos Nascimento, estreou no dia 11 de julho. Baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, o programa elege aquele que mais fez pela nação e se destacou pelo seu legado à sociedade. Na primeira fase do projeto, mais de 1.293.691 milhões de internautas participaram de forma democrática, indicando o seu favorito livremente.
A novela Carrossel, adaptação de Iris Abravanel, com direção geral de Reynaldo Boury, que estreou no dia 21 de maio, às 20h30, ocupa um lugar de sucesso. Professora Helena (Rosanne Mulholland) e os alunos do terceiro ano passam por todo o tipo de experiências na Escola Mundial, emocionando telespectadores e unindo a família brasileira.
A nova temporada do Esquadrão da Moda estreou no dia 21 de abril, às 20h30. Os apresentadores Arlindo Grund e Isabella Fiorentino revelam a história das participantes, dando mais ênfase à rotina delas. Eles mostram o antes, o durante e o depois, com depoimentos emocionantes. O programa, que era gravado no estúdio, hoje tem como cenário a Rua Oscar Freire, conhecida como a rua de luxo do País.
Corações Feridos, também adaptação de Iris Abravanel, estreou no dia 16 de janeiro e emocionou os telespectadores com a história de amor entre Eduardo Sotelli (Flávio Tolezani) e Amanda (Patrícia Barros). A trama contou com nomes como Lívia Andrade, Antônio Abujamra, Adriana Lessa, Blota Filho, Vitor Pecoraro, entre outros. O folhetim encerrou na semana do dia 21 de maio, alcançando a vice-liderança.
Devido ao sucesso de público e audiência, Astros voltou renovado à programação do SBT, em janeiro de 2012. Sob o comando do irreverente apresentador André Vasco e dos jurados Arnaldo Saccomani, Thomas Roth, Cyz Zamorano e Carlos Miranda, o programa vai ao ar toda segunda-feira.
O stylist Arlindo Grund estreou em novembro de 2011 o Tenha Estilo, um programete de cinco minutos sobre moda, estilo e comportamento, que tem como proposta orientar o telespectador nesse tema tão corriqueiro que, muitas vezes, passa despercebido.
Silvio Santos ficou à frente do programa “Um Milhão na Mesa”, que estreou em setembro de 2011. O game show de perguntas e respostas tinha como prêmio máximo R$ 1 milhão.
O Programa Silvio Santos, com ótimos índices de audiência, ganhou quadros novos, como Os Velhinhos se Divertem, que estreou em junho de 2012, apresenta uma série de situações divertidas, protagonizadas por atores veteranos, agindo como se tivessem “um parafuso a menos” e sempre surpreendendo quem está do lado. No dia 17 de junho, também estreou o quadro "Concurso das Pernas Mais Belas", em que candidatas se apresentaram mostrando apenas as pernas de fora para que a plateia decidisse a vencedora. As participantes apareceram vestidas de avestruz. A escolhida ganhou um prêmio de R$ 1 mil e a segunda colocada levou para casa R$ 500.
Os melhores filmes da TV
Assim como nos anos anteriores, no primeiro semestre de 2012, o SBT exibiu uma seleção de filmes de tirar o fôlego com os grandes sucessos do cinema, produções milionárias inéditas. Entre os títulos estão Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Invictus, 17 Outra Vez, Sex And The City 2, Se Beber Não Case, Premonição 4, A Hora do Pesadelo, A Origem, Fúria de Titãs, Sherlock Holmes e Uma Prova de Amor.
SBT Brasil já é o segundo telejornal mais visto no Brasil
Jornalismo imparcial e independente
A imparcialidade, a independência, a importância e a seriedade com que os temas são tratados são marcas do Jornalismo do SBT.
Em maio de 2012, a reportagem do SBT flagrou o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), durante uma sessão da CPMI do Cachoeira, enviando mensagem com garantia de blindagem do PT ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
O SBT Brasil, comandado por Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade, se consolidou como o segundo telejornal mais visto no Brasil. De janeiro a julho de 2012, o SBT Brasil apresentou um crescimento de 30% na audiência, fechando o mês de julho com 6 pontos de média.
Carlos Nascimento, no Jornal do SBT, faz, ao lado de Karyn Bravo, um jornal mais analítico.
No Conexão Repórter, as grandes reportagens de Roberto Cabrini ganharam destaque no cenário nacional, alcançando a vice-liderança isolada, e por três vezes a liderança absoluta.
Desde novembro de 2011, o SBT inovou ao ser a única emissora a colocar no ar, em todos os breaks da programação, boletins de notícias, sob o comando de uma equipe de âncoras e repórteres, como Cynthia Benini e Joyce Ribeiro.
Para completar o time, Marcelo Parada, diretor do departamento de jornalismo, foi contratado em março de 2011.
Investimento em tecnologia HD
Atualmente, o SBT exibe 63,7% de programação própria. Isto representa 107 horas por semana e 15 horas por semana de conteúdo produzido no CDT/Anhanguera.
A produção digital do SBT é de 93,5 horas semanais, sendo 35,8 horas em HD e a programação ao vivo ocupa 27,4% da grade, 46 horas por semana. A emissora produz em HD, 36 horas por semana, equivalente a 21,2% da programação total. O SBT foi a primeira e única emissora brasileira a desenvolver e transmitir interatividade 24 horas por dia.
O Sistema Brasileiro de Televisão trabalha para a melhoria dos processos e eficiência operacional. Para isso, a emissora continua com os projetos de atualização e ampliação da capacidade técnica de produção de conteúdos em HD, captação, pós-produção, áudio e distribuição/transmissão de sinais.
Até novembro de 2012, o SBT finaliza o projeto de pós-produção do Jornalismo, pela solução AVID / ISIS, pelo "workflow" proposto e pela integração com outras áreas do SBT. O Jornalismo ganhará 19 estações de edição não linear, 2 Prootols e 40 estações de edição em baixa resolução, além de novos cenários na redação. Esse sistema também agilizará a publicação do conteúdo do jornalismo nas plataformas Web de Móvel.
Vale destacar o pioneirismo do SBT no uso de algumas tecnologias. A emissora será a segunda no mundo a utilizar o sistema Nearline Avid 2000 para aumentar a capacidade de armazenamento de conteúdo em alta definição. Em 2013, o jornalismo do SBT será transmitido em alta definição.
Ainda neste semestre, o Departamento de Engenharia começará a atualização do Controle Geral, que é o coração da emissora, das Unidades Móveis de Jornalismo. Três UMJs digitais, dois motolinks digitais e as transmissões de helicópteros também serão HD/Digital. Modernizações em execução nas torres do Sumaré, Paulista e Jaraguá possibilitarão a melhoria da qualidade e capacidade de recepção dos sinais de contribuição para as áreas de jornalismo e entretenimento.
Outros investimentos que merecem destaque: implantação do áudio digital para todos os oito estúdios do Complexo Anhanguera, o projeto representa um dos maiores investimentos técnicos do SBT em 2012. O plano de melhoria do tráfego dos sinais que são entregues às operadoras de TV por assinatura será concluído em outubro deste ano.
“O principal desafio é atualizar o parque tecnológico pensando sempre no futuro e nos telespectadores. Não podemos deixar de considerar a velocidade do avanço da tecnologia no mercado de televisão”, explica o diretor de tecnologia Raimundo Lima.
O lançamento da TV Digital no Brasil aconteceu em dezembro de 2007 com o esforço de diversos setores da indústria (radiodifusores, fabricantes de televisores, desenvolvedores de softwares, academia e Governo). Desde então, a expansão da cobertura digital no território nacional tem acontecido de maneira mais lenta do que gostaríamos. A expansão exige tempo, planejamento e vultosos investimentos. Mesmo com a previsão de alguns setores de prorrogação do "switch off" do analógico, marcado para 2016, o SBT tem trabalhado constantemente para cumprir a data oficial da virada digital. O maior compromisso da emissora é com os telespectadores.
Sintonia com a rede de afiliadas
O SBT comemora junto à rede de 108 emissoras e reconhece a importância, estimulando a produção regional por entender a grandeza do país. Para se ter uma ideia atualmente a rede de afiliadas e emissoras próprias exibem cerca de 350 programas locais.
Com intuito de criar uma estratégia única de comunicação, jornalismo, conteúdo e padronização técnica, a direção da emissora matriz (São Paulo) realiza constantemente workshops para a sua rede.
Além disso, o SBT tem trabalhado fortemente na criação dos eventos regionais, respeitando as características culturais de cada região, e aumentando as oportunidades comerciais para os anunciantes.
Investimento nas regionais SBT (emissoras próprias)
Os investimentos nas emissoras regionais não param. No ano passado foram mais de R$ 10 milhões em equipamentos, e para 2012 estima-se o total de R$12 milhões em melhorias tanto na área técnica como no departamento de jornalismo e na infraestrutura das emissoras, além de ações na área comercial e de marketing para fortalecer ainda mais a marca SBT em diversas regiões.
Neste ano, o SBT lançou uma extensão de sua logomarca nacional para as emissoras regionais localizadas em Belém, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Belém agora é SBT Pará, Brasília é SBT Brasília, a capital gaúcha, Porto Alegre, é SBT RS e o Rio de Janeiro é SBT Rio.
A emissora SBT Pará também já ganhou uma nova Torre de Transmissão e a construção da nova sede está em fase final, assim como a instalação de um novo gerador elétrico. O departamento de jornalismo de todas as emissoras (SBT Brasília, SBT Centro Oeste Paulista, SBT Nova Friburgo, SBT Pará, SBT Ribeirão Preto, SBT Ri e SBT RS) também já utilizam câmeras HD para externas, além das ilhas de edição não linear. A negociação para digitalização de toda rede está em processo de finalização.
No interior de São Paulo, o SBT ganhou mais presença com o aumento da área de cobertura das emissoras de Ribeirão Preto e Centro Oeste Paulista. E as UMJ´s - Unidade Móvel de Jornalismo das emissoras de Brasília e Rio de Janeiro também foram digitalizadas.
Site
Dentro das ações de comemorações de 31 anos, o site do SBT (www.sbt.com.br) ganha novo layout com a mesma identidade visual da nova campanha. Mais moderno, dinâmico, de navegação intuitiva e totalmente integrado às redes sociais. Os vídeos ganham ainda mais destaque na nova homepage.
SBT vídeos
O SBT Vídeos, com seu rico acervo de mais de 19 mil mídias, também ganha novo layout e outras funcionalidades para facilitar a navegação do internauta. Além da internet, o canal de vídeos do SBT está disponível on demand (BBTV) em aparelhos de televisão, blu-ray e home theaters Sony que tenham acesso à internet.
Redes Sociais
O símbolo hashtag "Compartilhe" da nova campanha do SBT, os perfis oficiais da emissora no Twitter (@sbtonline), Facebook (www.facebook.com/SBTonline), Google+ (http://gplus.to/sbtonline) e YouTube (http://youtube/SBT) ganharão uma nova comunicação visual associada aos 31 anos e trarão, em primeira mão, todas as novidades do aniversário da emissora.
Portal interativo
O portal permite aos telespectadores navegar pelos programas e se informar com notícias em tempo real, destaques da programação, previsão do tempo e muito mais com um toque no controle remoto em sua própria televisão também ganha novo layout e novas funções. Uma delas é que o usuário poderá efetuar login em sua conta no Twitter na própria TV (quando conectada à internet) e utilizar o microblog enquanto assiste ao SBT, seja para postar comentários ou ler os posts dos amigos, além de interagir com os perfis oficiais da emissora.
História de sucesso
No dia 19 de agosto de 1981, o SBT entrava no ar com a transmissão ao vivo da solenidade de assinatura da concessão, realizada no Ministério das Comunicações, em Brasília.
Para conquistar os sete canais, que pertenciam à extinta TV Tupi, de propriedade do empresário Assis Chateaubriand, profissionais se engajaram no projeto audacioso de fundar a mais nova emissora do País. O antigo canal 11, no Rio de Janeiro, já pertencia ao Grupo Silvio Santos.
Determinado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o SBT exibia filmes, desenhos, jornalismo e o Programa Silvio Santos, que bateu o recorde e entrou para o Guiness Book como o programa mais antigo da TV.
À época, o apresentador Silvio Santos já era popular e conhecido em todo o Brasil. Antes do canal de TV, o Grupo Silvio Santos era uma empresa de renome que comercializava anúncios de publicidade, além de produções artísticas.
Com a proposta inicial de difusão cultural para as classes mais populares, a emissora evoluiu e cresceu gradativamente, conquistando espaço e credibilidade nas comunicações.
A identidade da emissora foi construída com o sucesso de programas comandados por Flávio Cavalcanti, Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues, Jota Silvestre, Jacinto Figueira Jr. (o homem do sapato branco), a série Joana, com Regina Duarte, a minissérie internacional Pássaros Feridos, estrelada pelo ator Richard Chamberlain, além de uma seleção de grandes filmes.
Desde o início, havia uma preocupação por parte da emissora com o conteúdo destinado ao público infantil. Uma das primeiras atrações produzidas pelo SBT, o Show do Bozo, ficou marcado na história da televisão. Sucesso na década de 80, o personagem conquistou crianças e adultos, permanecendo no ar por sete anos. Ao priorizar a qualidade de seus programas infantis, a emissora revelou talentos como Mara Maravilha, Sérgio Mallandro, Angélica, Eliana, Jackeline Petikovic, Simony e Mariane.
Uma posição privilegiada foi alcançada no primeiro ano de audiência. Investimentos em produções populares, que representavam 61% da população, deram ao SBT a vice-liderança. No ano seguinte a participação na audiência teve um crescimento de 30%.
Em 1985, Hebe Camargo assinava seu contrato com a emissora. Uma das estrelas da TV, ela comandou um programa de entrevistas, além de um dominical.
Com o melhor do humor brasileiro, A Praça é Nossa estreou em 1987. Apresentado por Carlos Alberto da Nóbrega, estrelas como Ronald Golias, Maria Tereza, Jorge Lafond, entre outros, passaram pela atração.
Entre 1988 e 1990, foi traçada uma estratégia rumo à liderança e o canal investiu em contratações. O jornalista Boris Casoy e o ator, humorista e escritor Jô Soares reforçaram o elenco da casa.
À frente do TJ Brasil, Boris Casoy inovou o formato e a linguagem dos telejornais brasileiros ao ser um âncora participativo. No comando do programa Jô Onze e Meia, Jô Soares revelou sua faceta como entrevistador.
O núcleo de telejornalismo foi reforçado com a contratação de Hermano Henning nos anos 90, atual apresentador do Jornal do SBT Manhã. Sua estreia ficou marcada com o êxito da cobertura da Copa do Mundo, na Itália.
As dependências da sede na Vila Guilherme estavam pequenas para os projetos futuros da emissora. Em 1996, aconteceu a inauguração do conglomerado de estúdios com 231 mil metros quadrados: o Complexo Anhanguera, em Osasco.
Considerado como o empreendimento mais arrojado do Grupo Silvio Santos, a construção do Complexo Anhanguera teve um investimento estimado em US$ 120 milhões, equiparado ao padrão de televisões internacionais.
Além de uma área disponível para a cidade cenográfica, o Centro de Televisão (CDT) conta com oito estúdios, com câmeras, iluminação e tecnologia de ponta, estrutura técnica e de apoio totalmente independentes. A nova estrutura, os processos de concepção, produção e veiculação possibilitaram mais agilidade e integração.
Para o conforto de seus colaboradores, visitantes e convidados, a estrutura dispõe de restaurantes, lanchonetes, café, salão de beleza, banca de jornal, ambulatório médico e odontológico, agência bancária e clube poliesportivo, entre outros serviços.
Na busca constante por novas realizações, para entreter e informar o telespectador, a emissora estreou, também na década de 90, o polêmico Aqui Agora. O formato “jornalismo-verdade” difundiu um novo padrão, seguido por outras emissoras.
Em 1993, com a estreia do Domingo Legal, com Gugu Liberato, o telespectador recebia mais uma opção de entretenimento. O programa ocupou o primeiro lugar de audiência ao mesclar quadros divertidos e informações jornalísticas de âmbito nacional e internacional.
No final dos anos 90, o Programa do Ratinho, apresentado por Carlos Massa, e o Show do Milhão tiveram ampla repercussão.
O acordo firmado com a rede mexicana Televisa disseminou um novo estilo de teledramaturgia, influenciando a produção de novelas nacionais. Entre elas estão a trilogia Marimar, Maria do Bairro e Maria Mercedes, além de Carrossel, Chispita, Café com Aroma de Mulher e A Usurpadora.
A teledramaturgia nacional recebeu a atenção do SBT ao produzir textos clássicos com bom gosto como: Cortina de Vidro (1989), Brasileiros e Brasileiras (1990), o clássico Éramos Seis (1994) e Os Ricos Também Choram (2005).
Em 2001, com a exibição de Casa dos Artistas, a emissora reinventou o formato do reality show ao mostrar a vida e o comportamento de celebridades confinadas em um espaço.
O projeto de reformulação do departamento de jornalismo resultou na contratação de Ana Paula Padrão, em 2005, como principal âncora do SBT Brasil. A emissora criou sucursais, padronizou a linguagem dos telejornais das afiliadas, além de formar uma equipe de correspondentes internacionais. No ano seguinte, a contratação de Carlos Nascimento, responsável pelo Jornal do SBT Noite, reforçou o núcleo jornalístico. Com quatro telejornais em exibição, o SBT dispõe de uma redação com o que há de mais moderno em tecnologia digital.
O resultado desses e outros investimentos rendeu ao SBT o prêmio internacional, concedido pela revista Broadcast Engineering, como a emissora mais bem equipada do mundo.
No primeiro semestre de 2006, quatro grandes projetos chamaram a atenção na grade de programação. Um deles foi a reestruturação do departamento de teledramaturgia, com o lançamento da novela Cristal. O programa Rei Majestade, apresentado por Silvio Santos, trazia ao palco artistas do passado. As estreias de Ídolos e Supernanny garantiram liderança ao SBT. O primeiro percorreu o Brasil em busca de novos talentos na música brasileira. Já o segundo, Supernanny, a pedagoga Cris Poli auxilia pais na educação dos filhos.
O programa Astros, que estreou em 2008, realizou o sonho de artistas no anonimato. Sob o comando de Beto Marden e Ligia Mendes, a atração tornou-se um celeiro de novos talentos musicais.
No segundo semestre de 2008, Íris Abravanel ingressa na teledramaturgia com o lançamento da novela Revelação. Um ano depois, a autora partiu para o segundo projeto, com a estreia de Vende-se Um Véu de Noiva, um texto com adaptação livre da obra de Janete Clair.
O Domingo Legal já faz parte da vida dos brasileiros. Há mais de 15 anos, a atração leva até a casa do telespectador um programa especial, com música, reportagens, celebridades, notícias e quadros que são campeões de audiência. Em 2009, Celso Portiolli assume o Domingo Legal, e faz deste um dos programas mais queridos e assistidos pelos brasileiros.
Em 2009, a apresentadora Eliana volta ao SBT para fazer famílias ainda mais felizes. Semanalmente, ela leva informação, diversão e alegria aos telespectadores, que se surpreendem com as novidades da atração e se emocionam com quadros já consagrados. O programa Eliana é uma atração para a toda a família, que busca uma opção lazer e entretenimento na TV aberta.
Além de deter a exclusividade nos direitos autorais de duas séries de sucesso na televisão latina, os mexicanos Chaves e Chapolin, o SBT comemora um recorde: a TV aberta com maior número de séries no ar – são 20.
Em 2010, o autor Tiago Santiago passa a fazer parte do time do SBT, e estreia sua primeira novela na emissora, Uma Rosa com Amor, que conquistou crítica e audiência com uma história de amor, e abriu espaço para a segunda trama do autor na casa, Amor e Revolução. No mesmo ano, o apresentador Raul Gil retorna para o SBT, depois de 25 anos longe da emissora, trazendo a alegria contagiante do Programa Raul Gil para as tardes de sábado da programação. Quem também voltou para a emissora nesse ano foi a jornalista Marília Gabriela, fazendo entrevistas reveladoras no De Frente com Gabi.
O primeiro semestre de 2011 foi marcado por grandes estreias no SBT. A segunda temporada do reality show “Solitários” foi sucesso ao mostrar o confinamento dos participantes sob o comando da autoritária Val. Outro reality que agradou e emplacou duas temporadas, foi a competição de cantores mirins “Cantando no SBT”, comandada por Yudi Tamashiro e Priscilla Alcântara com Afonso Nigro como jurado. Quem tem talento para a dança também teve espaço na programação, com a primeira temporada de “Se Ela Dança, Eu Danço”. Apresentado por Ligia Mendes e Beto Marden, o programa contou com a experiência dos jurados Jarbas Homem de Mello, João Wlamir e Lola Melnick, e revelou John Lennon da Silva. A conciliadora de casais e terapeuta sexual Ana Canosa entrou em cena no “SOS Casamento” para solucionar problemas da vida a dois. E quem ainda não encontrou o par perfeito conta com a ajuda do psiquiatra Jairo Bouer e da consultora de imagem Alana Rodrigues, os experts do “Esquadrão do Amor”.
No segundo semestre de 2011, a psicóloga Suzy Camacho ocupa a faixa nobre nas noites de sexta com o “Quem Convence Ganha Mais”. Além de terem seus conflitos pessoais resolvidos com conselhos de uma profissional, os participantes levam prêmios de R$ 2 mil e R$ 1 mil. E o mais novo programa comandado por Silvio Santos, “Um Milhão na Mesa”, estreou no segundo semestre de 2011, um emocionante jogo, com premiações de até R$ 1 milhão.
O stylist Arlindo Grund estreou em novembro de 2011 o programa Tenha Estilo, um programete de cinco minutos, que tem como proposta orientar o telespectador sobre moda, estilo e comportamento. Em janeiro de 2012 Patricia Abravanel tem a sua estreia como apresentadora de programa de entretenimento ao lado de Marcio Ballas na primeira temporada do Cante Se Puder.
Devido ao sucesso de público e audiência, Astros voltou renovado à programação do SBT também em janeiro. Sob o comando do irreverente apresentador André Vasco e os jurados Arnaldo Saccomani, Thomas Roth, Cyz Zamorano e Carlos Miranda, o programa vai ao ar toda segunda-feira, a partir de 16 de janeiro, às 22h30.
Corações Feridos, adaptação de Iris Abravanel, estreou em janeiro de 2012 e emocionou os telespectadores com a história de amor entre Eduardo Sotelli (Flávio Tolezani) e Amanda (Patrícia Barros). A trama contou com nomes como Lívia Andrade, Antônio Abujamra, Adriana Lessa, Blota Filho, Vitor Pecoraro, entre outros.
A novela Carrossel, adaptação de Iris Abravanel, com direção geral de Reynaldo Boury, estreou no dia 21 de maio, às 20h30. Professora Helena e os alunos do terceiro ano passam por todo o tipo de experiências na Escola Mundial, emocionando os telespectadores e unindo a família brasileira.
“O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” estreou no dia 11 de julho de 2012. Baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, o programa elege aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade. Na primeira fase do projeto, os internautas participaram de forma democrática, indicando o seu favorito livremente.
Esquadrão da Moda e Super Nanny voltam à programação em abril e julho respectivamente. O Cante Se Puder iniciou sua nova temporada em 25 de julho de 2012, com novas provas, novos desafios e novos quadros. Patrícia Abravanel e Márcio Ballas comandam os duelos musicais e a cada episódio os times de convidados cantam músicas famosas, enquanto passam por várias distrações divertidas.
SBT em números:
• 31 anos de vida;
• 108 emissoras, que juntas empregam cerca de 5 mil colaboradores;
• 24 horas de programação diária diversificada;
• Participação de 16,1% em audiência na grande São Paulo, 14,8 em audiência no Brasil e 17,8% do bolo publicitário do mercado de televisão;
• Atinge 181,9 milhões de telespectadores e 52,5 milhões de lares;
• Está presente em 96,7% de todo o IPC brasileiro dos lares com televisão;
• Apresenta mais de 20 seriados de sucesso mundial;
• Todos os anos, exibe dezenas de filmes campeões de bilheteria, pela primeira vez na TV;
• A sede na Vila Guilherme recebia 400 pessoas por semana para compor seus auditórios. O Complexo Anhanguera recebe em média 2.300 pessoas por semana, o que corresponde a 9 mil pessoas por mês;
• O site do SBT recebe mais 5 milhões de visitantes/mês e tem mais de 30 milhões de pageviews/mês;
• O “Programa Silvio Santos” entrou para o Guiness 93 por ser um dos programas mais duradouros da TV, com mais de 30 anos;
Estúdios:
• O CDT/Anhanguera conta com 8 estúdios, somando uma área toral de mais de 4.400 m2
• Ampla e moderna redação de Jornalismo
• Cidade cenográfica com área de 6.500 m2
Nenhum comentário:
Postar um comentário