# Sejam Bem-Vindos ao Portal SBT Audiência, Opine, Comente, Reclame, Dê Sugestões, estamos fazendo o possível para manter-lós informados sobre a programação e novidades do SBT, desde já Agradecemos o Carinho e a Confiança.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Troféu Imprensa - Ganhando ou perdendo, Carrossel é campeã moral.


Hoje, dia 24 de abril, está sendo gravado no SBT mais uma edição do Troféu Imprensa, com Silvio Santos. A premiação, que reúne uma equipe de jurados da TV, jornais e revistas, busca ressaltar os destaques em vários setores do meio artístico brasileiro, em especial no universo da televisão.

Não sei quem vai ganhar e não gosto de saber os indicados, caso vaze tais nomes na imprensa. O que me importa é discutir um assunto que diz respeito ao SBT: qual será a melhor novela do ano de 2012?

Na minha humilde opinião o favoritismo vai todo pra Globo. Avenida Brasil, com sua repercussão nas redes sociais, apelo das protagonistas Adriana Esteves e Débora Falabella somado ao fato de ser uma novela da GLOBO, faz toda a diferença. As chances da novela ganhar são enormes.

Mas a grande questão não é essa. Na verdade, é o fato de Carrossel, na minha concepção também merecer o prêmio, mas ter poucas chances de levar. É triste constatar isso. Desde 2003 uma novela do SBT não figura entre as finalistas. Esse ano tem totais condições de estar lá entre as 3 principais e inclusive ser votada por pessoas do júri. Numa boa comparação, a situação de Carrossel é parecida com a Seleção Brasileira de 1982. Ela encantou, representou muito na história, revelou muita gente boa, mas não levou. É o que pode acontecer agora.

O fato de Carrossel também merecer o prêmio em nada influencia em tirar méritos de Avenida Brasil. Mas pensemos juntos: qual teve importância maior para sua emissora? Qual teve o maior apelo comercial? São questões a se levantar. Avenida Brasil é uma novela tecnicamente perfeita, com atores consagrados e um autor que cada vez mais se consolida entre os principais da Globo. Mas ela não foi nenhum fato estrondoso de audiência (que só fluiu do meio em diante) e nem teve algum apelo comercial para se falar que ela era algo fora do normal.

Já Carrossel, desde o seu princípio, é qualificada pela imprensa como um fenômeno. E fenômenos são fenômenos, que merecem tratamento especial. Carrossel pegou um horário ainda em consolidação por Corações Feridos, com cerca de 5/6 pontos de média geral e levantou para 14, 15 pontos de média. É um salto de 300% em relação ao produto anterior. Se falarmos dos picos, chegou a 19 pontos, estando em determinado dia apenas 3 pontos atrás do Jornal Nacional, da Rede Globo. Sim, a novela que recebe com 4/5 pontos contra 32 da Globo, chegou a estar 3 pontos do principal telejornal da Globo no ano de 2012.

No aspecto comercial, outro show. Carrossel vendeu como nunca se viu uma novela vender dos anos 2000 para cá. O faturamento com seus 300 produtos licenciados chega ao patamar de R$ 120 milhões. Isso desconsiderando receitas obtidas por merchandisings, os 5 patrocínios e os 3 comerciais, sempre recheados de bons anunciantes. Vale lembrar, que em CD’s e DVD’s já foram vendidos 800 mil unidades. Isso em tempos de pirataria é uma coisa absurda. E a novela ainda não terminou. Esses números vão crescer até o final de junho, certamente.

E a qualidade artística? Com atores bem menos baladados que a Rede Globo, o elenco fez bonito. Impossível não dizer como ficou perfeita atuação de Ilana Kaplan e sua engraçada e surtada Matilde, a diretora da ordem e disciplina Olívia por Noemi Gerbelli, a doidinha da nordestina Graça, a doce e carismática Professora Helena vivida por Rosanne Mulholland. O amigo Hamilton, do conceituado Baú do Silvio me disse que a família Palillo era tão interessante que poderia até virar um seriado solo. E é verdade. E digo mais: a Graça é uma personagem perfeita para se trabalhar em um humorístico, como A Praça é Nossa.

E o elenco infantil? Esse nem se fala. Maisa provou que não sabe apenas apresentar muito bem, mas também atuar. Jean Paulo e seu Cirilo, inocente ao extremo, emocionou a todos e foi crescendo com o passar da novela. Nicholas Torres roubou a cena em cenas que faziam rir e chorar ao mesmo tempo com o guloso e pouco aplicado aluno Jaime. Lucas Santos foi outro destaque na pele de Paulo Guerra. Incorporou direitinho a linha do aluno problema da sala. Mário, de Gustavo Daneluz, foi uma grata surpresa tendo de conviver com a madrasta amarga e se refugiando no esperto Rabito. Ana Vitória e Matheus Ueta, Marcelina e Kokimoto de Carrosel, conquistaram até mesmo Silvio Santos durante o Teleton, e ganharam uma chance no Bom Dia & Cia. E por fim, claro, Larissa Manoela, a Maria Joaquina, que se fizer justiça, será coroada como a revelação do ano de 2012 no Troféu Imprensa.

São muitos os motivos. Carrossel extrapolou os limites de uma simples novela de sucesso, mas também deu mais gana, mais vontade ao SBT briga pela vice-liderança. Sobretudo, mostrou ao mercado que a emissora pode fazer produtos de qualidade e de boa audiência na teledramaturgia sem precisar de investimentos faraônicos e provou que ainda existia espaço para produtos destinados ao público infanto-juvenil na TV aberta, em especial no horário nobre (embora o IBOPE faça o possível para impossibilitar isso).

Em suma, se Carrossel ganhar – acho muito difícil, mas tudo pode acontecer -, é a glória definitiva. Se perder, parabéns a Avenida Brasil, mas podemos taxar a novela do SBT de campeã moral. Carrossel está aí e merece um “oi, oi, oi” dos jurados.
 
Por José Eustáquio Lopes de Faria Júnior (@juniorpitangui)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com cada palavra do texto. Carrossel fez bonito, não só honrou a original como é tão boa quanto, e se bobear, superior. Trabalho brilhante de elenco, arte, trilha sonora, simplesmente impecável. Uma novela que a família pode assistir reunida sem constrangimentos, diferente das novelas da Globo.
    Também acho que o Troféu vai para Avenida Brasil, que tem méritos gigantescos, pela trama (apesar do final não tão bom), pelo grande elenco que deu show, e por parar o país; mas acho que se Carrossel não ganhar ao menos um voto do juri por sua brilhante contribuição, será injusto... e mais injusto ainda, se não figurar nem entre as concorrentes (o que seria até inadmissível pela importância da novela).

    E antes que achem que sou do público infantil, apenas um fã alucinado, gostaria de deixar claro que tenho 25 anos e tenho pós-graduação.

    ResponderExcluir