Bonecos inspirados nos personagens do programa "Chaves"
Kiwis, uvas, cadernos, bonecos, balas, gibis. Produtos tão diferentes,
mas com uma coisa em comum: a marca Chaves. O SBT conquistou o
licenciamento da marca em uma parceria com a emissora mexicana Televisa.
No Brasil, 18 empresas comercializam os produtos ou devem fazê-los em
breve. Embora o último episódio tenha sido gravado há 20 anos, a série
se mantém como campeã de audiência na emissora de Silvio Santos.
"A partir de agora, o SBT vai trabalhar com a Televisa. O Chaves é um
programa exibido diariamente em quase todos os países da América
Latina", diz Maca Rotter Alday, diretora geral da Televisa Consumer
Products. No México, o selo Chaves abrange de cereais matinais a
videogames. Já na Venezuela, o personagem dá nome a um parque infantil
de um shopping de Caracas.
Segundo Maca, o programa atinge um público bem variado. "No início da
série, o público-alvo era crianças de 4 a 10 anos de idade. Hoje, ele
atinge adultos na faixa dos 18 aos 40 anos". Pensando nisso, a ideia é
trabalhar duas linhas. Na retrô, voltada para adultos, o foco será a
imagem do personagem interpretado por Roberto Gomez Bolaños. Já na linha
Animada, com foco no público infantil, serão usados os personagens da
animação veiculada no Cartoon Network. Depois de Chaves, a empresa
pretende investir em Chapolin.
O interesse no seriado "Chaves" veio depois do sucesso com os produtos
licenciados de "Carrossel". Em menos de um ano de exibição, a novela
infantil alcançou números de gente grande. "São mais de 300 produtos
licenciados de 35 parceiros diversos, como C&A, Estrela e Cacau
Show, que arrecadaram cerca de R$ 120 milhões em vendas no varejo", diz
Carolina Scheinberg, gerente de licenciamento do SBT.
A turminha da escola Mundial conseguiu um feito raro em tempos de
pirataria: mais 800 mil cópias foram vendidas entre CDs e DVDs,
conquistando disco de platina. Além disso, foram comercializados mais de
1 milhão de brinquedos e mais de 1 milhão em artigos escolares. O álbum
de figurinhas foi a marca mais vendida nos últimos dez anos.
"Carrossel" deve terminar em junho, mas os produtos continuarão à venda.
A novelinha terá sobrevida em um desenho animado, e os atores farão
shows pelo Brasil. Animado com os bons resultados, o SBT está de olho
nos produtos que serão lançados com "Chiquititas", cuja estreia coincide
com os últimos capítulos de "Carrossel". "Já licenciamos produtos com
mais de 30 empresas de categorias e segmentos diversos", diz Carolina,
do SBT.
Fonte: Folha de São Paulo (Folhinha)
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