# Sejam Bem-Vindos ao Portal SBT Audiência, Opine, Comente, Reclame, Dê Sugestões, estamos fazendo o possível para manter-lós informados sobre a programação e novidades do SBT, desde já Agradecemos o Carinho e a Confiança.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Novo fenômeno da TV brasileira, Carrossel tira crianças do videogame.



Novo fenômeno de audiência da TV brasileira, a novela Carrossel, do SBT, está trazendo de volta um público que a TV aberta perdeu para a TV paga e para o videogame. E está fazendo muita gente ligar o televisor.

Nos dois primeiros dias, Carrossel quase triplicou a audiência do SBT e tirou décimos de pontos de todas as emissoras abertas, menos da Band. Mas foi sobre os televisores desligados e sobre os chamados outros aparelhos (OAP) que mais cresceu.

Nas segundas e terças-feiras das duas semanas anteriores à estreia de Carrossel, o SBT marcava 5,7 pontos no horário da novela infantil. Os dois primeiros capítulos do remake cravaram 13,7 pontos de média na Grande São Paulo _onde cada ponto equivale a cerca de 60 mil domicílios.

A Globo, nesse comparativo, perdeu meio ponto. A Record caiu 0,9 ponto e a Rede TV!, 0,8. A Band manteve a mesma audiência.

Já o crescimento sobre os outros aparelhos e televisores desligados foi bem maior. Dos outros aparelhos (videogames, principalmente), Carrossel tirou 1,2 ponto. E aumentou o número de TVs ligadas em quatro pontos, de 62% para 66%.

Ou seja, metade da audiência conquistada por Carrossel veio de um público que não estava com televisor ligado na faixa das 20h30.

Dos chamados outros canais (OCN), Carrossel tirou apenas meio ponto. Mas isso não quer dizer que a novela cresceu meio ponto sobre canais pagos.

Na medição de TV aberta do Ibope, a sigla OCN (de outros canais) não se refere a canais pagos. Há canais pagos entre eles, mas também canais abertos pequenos, como os UHF de baixa potência, e até canais de circuitos internos de segurança.

O SBT está fazendo nesta semana pesquisa para avaliar o comportamento da audiência da novela.

Sondagens preliminares apontam que crianças que antes assistiam a canais por assinatura agora estão sintonizando a novela. Mas somente a medição de audiência de TV paga, que é composta por amostragem diferente da aberta, poderá confirmar com precisão o impacto de Carrossel sobre os canais infantis.

Fonte: Daniel Castro (Portal R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário