Por Pedro Arthur Nascimento
Hoje estreou o SBT Notícias com Neila Medeiros - a única capaz de vencer Marcelo Rezende e José Luis Datena - segundo as chamadas exibidas pelo SBT, escrita pelo próprio Silvio Santos. Segundo dados prévios, o jornal obteve média de 5 pontos, ante 10 da Record e 4 da Band. Ou seja, a Neila já matou um coelho, falta o outro.
Brincadeiras à parte, ainda é cedo para fazermos qualquer análise, no entanto, considerando que a divulgação do SBT Notícias foi pífia, a audiência do jornal foi muito boa e mostrou que o SBT é capaz de entrar na briga da concorrência. O noticiário misturou notícias, humor, reportagens exclusivas e até vovó repórter. Destaque para a interação da Neila Medeiros com a jornalista do SBT Rio, Isabela Benito. As duas estavam ótimas.
O SBT Notícias tem tudo pra ser um jornal popular, sem que pra isso explore o mundo cão e apele para baixarias de mau gosto para chamar atenção do público. A meu ver, se a concorrência já faz esse papel, o jornal deve ir à contra linha e apostar na irreverência. Novidades como uma repórter idosa foi um exemplo disso. Com o tempo, figuras inusitadas como repórteres poderiam ser testadas. E o ponto chave é justamente esse: tempo!
Como todos sabem paciência não é uma das qualidades do SBT, ainda mais nesse horário. Outros jornais de formatos parecidos já foram testados e duraram pouco. Sabe-se que, historicamente, jornal popular não é muito lucrativo, então precisa dar audiência satisfatória para que justifique a sua permanência na grade. Contudo, isso só será possível se o SBT der chance para o que o SBT Notícias consiga um público fiel. Até porque o jornal pode atrair o povo para assistir a atração posterior, causando um efeito cascata de audiência.
Diante disso, esperamos que o SBT aprenda com os erros. Não queremos ver pela milésima vez um programa com potencial de crescimento sendo substituído repentinamente por uma reprise de Chaves ou por uma novela mexicana. Se em três meses (tempo de contrato dos profissionais do SBT notícias) o jornal não apresentar o retorno esperado, que dê mais três meses e permita que consertem erros, e mais três e mais três e até acertar. A persistência é que faz o vencedor. Vale a pena lutar pelo sucesso de uma produção própria do que querer tirar leite de enlatado pelo resto da vida.
Fonte: SBTpedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário