Emissora pública parcialmente bancada pelo contribuinte paulista, a TV Cultura é a rede brasileira que mais exibe conteúdo estrangeiro.
Segundo levantamento divulgado na semana passada pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), 37% da programação veiculada pela Cultura ao longo de 2011 foi produzida fora do Brasil _63% era nacional.
Isso é reflexo da política da atual administração da Cultura de reduzir a produção própria e investir em desenhos, filmes e documentários importados, que são mais baratos. Em 2010, segundo a Ancine, 70% da programação da Cultura era produzida no Brasil.
O levantamento da Ancine foi feito com base em nas programações publicadas em jornais de grande circulação e nos sites da próprias redes.
No ano passado, a Cultura ultrapassou o SBT, que até então detinha o título de rede que mais exibia enlatados. Em 2010, 33% da grade do SBT era estrangeira. Esse percentual aumentou para 35% no ano passado.
O ranking das emissoras que mais exibem conteúdo nacional é liderado pela TV Gazeta, com 100%). Em seguida, aparecem a CNT e a Rede TV!, com 93%, a TV Brasil (89%), a MTV (86%), a Record (80%), a Band (79%), a Globo (78%), SBT (65%) e Cultura (63%).
Na média de todas as redes, 83% da programação é brasileira.
O levantamento da Ancine considera todos os gêneros de programação, inclusive programas religiosos e publicidade. Isso prejudica a Cultura no comparativo. Rede TV! e CNT, que exibem muito mais produção brasileira, são campeãs em programação religiosa. Têm, respectivamente, 39% e 30% de suas grades ocupadas por igrejas, contra apenas 1% da Cultura.
O levantamento da Ancine mostra ainda que:
1) a Record é a rede que mais tem telejornais (28% de sua grade, contra 17% da Band e 16% da Globo);
2) 58% da programação da MTV é musical;
3) a Globo é a que mais exibe filmes (19% da programação) e novelas (15%);
4) o SBT lidera no gênero infantil (17%, contra 4% da Cultura);
5) a Band tem a maior programação esportiva (14%);
6) as TVs públicas lideram em programação educativa, mas o percentual não é tão grande: 8% na TV Cultura e 7% na TV Brasil;
7) a Cultura, apesar de liderar em conteúdo estrangeiro, é a segunda em exibição de filmes brasileiros (26% do total de horas de longas nacionais); a TV Brasil lidera com 57% e a Globo tem 10%; as demais redes não exbiram filmes brasileiros em 2011.
Fonte: Daniel Castro (R7)
Segundo levantamento divulgado na semana passada pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), 37% da programação veiculada pela Cultura ao longo de 2011 foi produzida fora do Brasil _63% era nacional.
Isso é reflexo da política da atual administração da Cultura de reduzir a produção própria e investir em desenhos, filmes e documentários importados, que são mais baratos. Em 2010, segundo a Ancine, 70% da programação da Cultura era produzida no Brasil.
O levantamento da Ancine foi feito com base em nas programações publicadas em jornais de grande circulação e nos sites da próprias redes.
No ano passado, a Cultura ultrapassou o SBT, que até então detinha o título de rede que mais exibia enlatados. Em 2010, 33% da grade do SBT era estrangeira. Esse percentual aumentou para 35% no ano passado.
O ranking das emissoras que mais exibem conteúdo nacional é liderado pela TV Gazeta, com 100%). Em seguida, aparecem a CNT e a Rede TV!, com 93%, a TV Brasil (89%), a MTV (86%), a Record (80%), a Band (79%), a Globo (78%), SBT (65%) e Cultura (63%).
Na média de todas as redes, 83% da programação é brasileira.
O levantamento da Ancine considera todos os gêneros de programação, inclusive programas religiosos e publicidade. Isso prejudica a Cultura no comparativo. Rede TV! e CNT, que exibem muito mais produção brasileira, são campeãs em programação religiosa. Têm, respectivamente, 39% e 30% de suas grades ocupadas por igrejas, contra apenas 1% da Cultura.
O levantamento da Ancine mostra ainda que:
1) a Record é a rede que mais tem telejornais (28% de sua grade, contra 17% da Band e 16% da Globo);
2) 58% da programação da MTV é musical;
3) a Globo é a que mais exibe filmes (19% da programação) e novelas (15%);
4) o SBT lidera no gênero infantil (17%, contra 4% da Cultura);
5) a Band tem a maior programação esportiva (14%);
6) as TVs públicas lideram em programação educativa, mas o percentual não é tão grande: 8% na TV Cultura e 7% na TV Brasil;
7) a Cultura, apesar de liderar em conteúdo estrangeiro, é a segunda em exibição de filmes brasileiros (26% do total de horas de longas nacionais); a TV Brasil lidera com 57% e a Globo tem 10%; as demais redes não exbiram filmes brasileiros em 2011.
Fonte: Daniel Castro (R7)
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