# Sejam Bem-Vindos ao Portal SBT Audiência, Opine, Comente, Reclame, Dê Sugestões, estamos fazendo o possível para manter-lós informados sobre a programação e novidades do SBT, desde já Agradecemos o Carinho e a Confiança.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

SBT faz Copa do Mundo para eleger Maior Brasileiro de Todos os Tempos.



O SBT estreia hoje (às 23h30) o programa O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, com apresentação do jornalista Carlos Nascimento.
Como o nome já diz, trata-se de uma competição em que o público escolherá qual o maior nome da história do país, seja ele político, esportista ou religioso, esteja ele vivo ou morto.
Durante quatro meses, o SBT recebeu em seu site sugestões de telespectadores. Foram 1,2 milhões de votos, segundo a emissora.
Os cem mais votados (49 vivos e 51 já mortos) serão apresentados nos dois primeiros programas.
A competição começa mesmo pra valer a partir da terceira semana, quando as 12 personalidades mais votadas entre os cem já apresentados participarão de uma disputa como uma Copa do Mundo, na definição de Carlos Nascimento.
Em um sorteio, os 12 finalistas serão divididos em chaves. A cada programa, dois deles brigarão pelo direito de seguir em frente, com voto do público, como em um paredão de Big Brother Brasil.
O SBT não divulgou os finalistas, mas, em sua coluna de ontem, o jornalista Flávio Ricco publicou a seguinte lista: Pelé, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Ayrton Senna, Chico Xavier, Irmã Dulce, Princesa Isabel, Santos Dumont, Tiradentes e Oscar Niemeyer.
Essas personalidades, inclusive as vivas, serão representadadas no palco por “embaixadores”, especialistas ou pessoas que tenham afinidade com elas (um descendente, por exemplo).
Cara do SBT
Os embaixadores participarão de debates, assistidos por uma plateia de torcedores, e responderão a perguntas de telespectadores. Amparado pelas informações dadas pelo programa e pelos debates, o público vota na personalidade que julga a maior brasileira _e a outra é eliminada.
Na grande final, em 26 de setembro, três personalidades disputarão o título de maior brasileiro de todos os tempos.
Segundo Michael Ukstin, diretor do programa, os debates deverão expor cinco grandezas das personalidades: caráter, compaixão, legado, liderança e coragem. “O público é que vai decidir, mas a gente propõe que o público reflita sobre essas grandezas. A gente quer que o brasileiro pare para pensar”, diz Ukstin.
O formato do programa foi lançado em 2002, pela rede britânica BBC, e Winston Churchill, que foi primeiro-ministro da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, foi eleito o maior inglês de todos os tempos.
“Nós não estamos reproduzindo simplesmente um formato da BBC. Criamos um programa com a cara do SBT, popular, que fala com todo mundo”, afirma Ukstin. Além de auditório, a versão SBT terá apresentações musicais. A da BBC teve documentários.
A escolha de Carlos Nascimento como apresentador (Silvio Santos seria inicialmente o âncora da atração) é uma tentativa de dar credibilidade à eleição. “É uma excelente oportunidade para trilhar um novo caminho ou perder o emprego”, brinca o jornalista, estreante em programas de entretenimento.
“Apesar de ser um programa de auditório, tem conteúdo jornalístico. E as pessoas vão descobrir que para ser um grande brasileiro é preciso mais do que fazer coisas interessantes”, fala Nascimento, agora sério.
Silvio Santos não participa da eleição. Todos os votos dados a ele (e a funcionários do SBT) foram descartados.
Fonte: Daniel Castro (Portal R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário