"Isso já existe em alguns países. Foi um formato comprado lá de fora pelo SBT", afirmou aoTerra, nesta terça-feira (5), a chefe da assessoria da emissora, Maisa Alves, sem saber nomear a empresa com a qual foram feitas as negociações. "Iniciamos isso há alguns meses como forma de promover a novela antes de sua estreia e o mantivemos como uma propaganda institucional extra, como uma das ferramentas disponíveis para divulgar nossa programação."
Mesmo sendo alvo de críticas, a estratégia foi autorizada pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), ou seja, está dentro da legalidade. E, analisando os índices de audiência do remake da novela mexicana, os maiores da emissora, ela tem funcionado melhor do que o esperado.
"As críticas fazem parte de uma falta de costume do público com a novidade. Além do mais, o sucesso de Carrossel comprova que a estratégia funciona."
Apesar ser ter a pretensão de inserir um pensamento no telespectador da maneira mais discreta e ágil possível, o formato não pode ser considerado uma mensagem subliminar, segundo a psicologia. Isso porque a principal característica desse tipo de estratégia é alcançar o subconsciente da pessoa - e o método utilizado pelo SBT possui duração suficiente para ser captado pela consciência do indivíduo.
A assessora não soube responder se o SBT pretende inserir a ação para a promoção de outras atrações futuramente.
Fonte: Portal Terra
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